Viver Bem
10 benefícios da caminhada
Conheça os inúmeros benefícios para o seu bem-estar físico e mental, particularmente para a saúde das suas pernas.
Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória2
A caminhada pode ajudar a aumentar a captação de oxigénio e a baixar a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Melhora a circulação sanguínea2,3
O exercício aeróbico, onde se inclui a caminhada, tem um impacto positivo na circulação venosa, exercitando as pernas e aumentando o retorno venoso.
Gasta calorias2
Caminhar é uma maneira de aumentar o gasto energético, podendo contribuir para a diminuição de massa gorda e aumento da massa muscular. O controlo do peso é um aspeto essencial para prevenir e controlar a Doença Venosa Crónica, já que o excesso de peso é um dos fatores responsáveis pelo aumento da pressão nas veias.
Melhora a tonicidade muscular2
A caminhada na praia, por exemplo, exige um maior esforço dos músculos das pernas, contribuindo para uma maior tonicidade muscular.
Ajuda a controlar os níveis de glicemia2
Este tipo de atividade aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os valores de glicemia, ajudando a prevenir doenças como a diabetes tipo 2.
Ajuda a reduzir o stress2
Dependendo da paisagem, se a caminhada for ao ar livre, poderá ajudar a relaxar e a reduzir a ansiedade.
Alívio de Dores articulares4
Caminhar ajuda a proteger as articulações, incluindo os joelhos e ancas, uma vez que contribui para lubrificar e fortalecer os músculos que suportam as articulações.
Melhora o humor4
Na generalidade, a prática de exercício pode melhorar o humor através do aumento da produção de endorfinas, conhecidas pela sua relação com uma sensação de bem-estar.
Promove o aumento de energia4
A caminhada melhora o fluxo de oxigénio no organismo e pode aumentar também os níveis de cortisol, epinefrina e norepinefrina, hormonas que ajudam a elevar os níveis de energia.
Faz bem ao coração2
A caminhada regular ajuda a reduzir o seu risco cardiovascular, ao diminuir os fatores de risco de doença arterial coronária: pressão arterial, colesterol (LDL) e triglicéridos.
DVC – Doença Venosa Crónica
Referências:
1 – Direção-Geral da Saúde – Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física. Recomendações de Atividade Física em situação de Isolamento Social. Disponível em: http://www.chts.min-saude.pt/noticias/recomendacoes-de-atividade-fisica-em-situacao-de-isolamento-social/. Acedido a 18 de março de 2021.
2 – APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. Revista Diabetes Viver em Equilíbrio. N.º 83 (página 66).
3 – Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular. «Tratamento Da Doença Venosa Crónica». Alerta Doença Venosa. Disponível em: https://www.alertadoencavenosa.pt/tratamento. Acedido a 14 de março de 2021.
4 – Healthline. «What Are the Benefits of Walking?». Disponível em: https://www.healthline.com/health/benefits-of-walking. Acedido a 18 de março de 2021.